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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Perda de conhecimento é uma das principais preocupações de empresas

Apostar em novos métodos de educação corporativa pode evitar esse quadro


Manter informações estratégicas apenas entre funcionários antigos, não desenvolver métodos de treinamento, não desenvolver canais de avaliação destes treinamentos são algumas situações de
risco vivenciadas por empresas, independentemente do porte.“O conhecimento precisa ser tangível”, afirma Gustavo Pierini, gestor de conhecimento da Didáctica.

O  estudo da PwC entrevistou executivos de 25 segmentosda economia, em 40 países. Como resultado, 23% dos entrevistados apontaram a “Perda de conhecimento e experiência” como uma das principais preocupações para prevenir crises. Para Pierini, a maioria das empresas tem consciência sobre esta questão, mas ainda estão presas a métodos ultrapassados e pouco efetivos. “Muitas vezes esta responsabilidade fica restrita ao departamento de Recursos Humanos, que possui outras prioridades, como captar e reter talentos, e acaba não priorizando esta questão”, explica.
 
 
3 desafios

O especialista cita 3 desafios básicos nos quais toda a empresa deveria focar esforços, pensando na
sobrevivência e expansão do negócio a longo prazo.

1. Formalizar o conhecimento: é tomar consciência de tudo o que acontece na rotina da empresa, tudo que é criado ou está restrito entre os gestores e tangibilizar estas informações, ou seja, traduzi-las em algo físico, acessível e mensurável. Por exemplo desenvolver manuais ou materiais de treinamento, que podem ter os mais diferentes formatos, dependendo do público a que se destina.
2. Atualizá-lo: é desenvolver processos que garantam que novas informações e regras sejam consideradas para a atualização dos manuais, livros e treinamentos.  Os materiais desenvolvidos para tornar o conhecimento tangível podem variar muito conforme a frequência da atualização das informações e processos da empresa. Numa empresa de tecnologia, por exemplo, este processo é constante.
3. Disseminá-lo: de nada adianta ter o know-how da empresa formalizado e atualizado se isso não chega a todos os níveis da companhia.  O desafio não é apenas tornar o conhecimento acessível, mas garantir que ele seja realmente absorvido pelas pessoas, o que significa que deverá ser adequado para cada público: diretoria, gerência, supervisão e operacional (chão de fábrica).

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